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Repositório Engenharia Florestal UFAM

Departamento de Ciências Florestais - Universidade Federal do Amazonas

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Departamento de Ciências Florestais - Universidade Federal do Amazonas

Título

Trilha Interpretativa no Campus Artur Virgílio Filho

Autor

Estela Rebouças Bezerra Modesto

Ano de publicação

2011

Orientador

Eyde Cristianne S. dos Santos

Co-orientador

Rosana Barbosa de Castro Lopes

Área de concentração

Conservação da Natureza

Resumo

O Campus Senador Arthur Virgílio Filho fica situado numa grande área verde na
cidade de Manaus. Existem em suas dependências várias trilhas utilizadas para diversos fins.
Sendo inclusive utilizadas em práticas de educação ambiental, pois é ferramenta de
sensibilização e a vivência dos alunos para a complexibilidade da temática ambiental. O
presente trabalho visa introduzir a temática da importância do fragmento florestal, criando
condições de receptividade e interesse ao conteúdo, e despertar a curiosidades sobre os
recursos naturais existentes na área. Para tal, se estabeleceu os seguintes critérios: marcar
pontos interpretativos; mapear a trilha; proceder com a implantação de placas de identificação
nos pontos selecionados. A metodologia aplicada baseou-se na técnica do Índice de
Atratividades em Pontos Interpretativos (IAPI), no qual foram pré-selecionadas 40 árvores
com potencial como pontos interpretativos e reduziu para 15 árvores para seleção final, onde
foram coletados os pontos geográficos com auxílio de um GPS, os quais foram cadastrados
em um banco de dados no programa ACCESS® 2010. O mapa temático permite visualizar o
trajeto da trilha com destaques dos pontos interpretativos. Nota-se que a utilização da trilha
interpretativa como atividade de promoção da educação pode contribuir para que os visitantes
aprendam a viver de maneira mais saudável. Além disso, a utilização de ferramentas de
orientação espacial é essencial para um eficaz planejamento, monitoramento e manutenção da
trilha interpretativa.

Palavras-chave

fragmento florestal, educação ambiental, trilha interpretativa

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