Áquaticas

Mururé

Imagem criada pelo Bing com prompt do Amazônia Lúdica Interativa

A Mururé, também conhecida como Eichhornia crassipes ou aguapé, é uma planta aquática que tem seu crescimento exagerado. Além disso, tem uma aparência bastante diferente, com folhas largas e arredondadas que flutuam na superfície de coloração verde vibrante, suas flores são grandes e violetas tendo uma mancha arroxeada e um ponto amarelado no centro. 

Apesar de sua beleza, a Mururé é considerada uma espécie invasora, ou seja, é como um visitante indesejado na casa da natureza, por seu crescimento rápido e descontrolado cobrindo assim, grandes áreas de água, prejudicando os animais, árvores e plantas local ao bloquear a luz solar e reduzir o oxigênio. A Mururé também pode ser útil, podendo ser usada como purificadora de água, absorvendo nutrientes em excesso e metais pesados. 

Vitória-régia

Imagem criada pelo Bing com prompt do Amazônia Lúdica Interativa

A vitória-régia ou victoria amazonica é uma planta aquática caracterizada por suas folhas gigantes, que podem chegar a quase dois metros de diâmetro, ela parece um verdadeiro tapete flutuante na superfície dos lagos e rios, suas flores têm pétalas brancas e um centro rosado quando se abrem à noite e exalam um perfume doce, criando um espetáculo encantador na escuridão da noite amazônica. 

A vitória-régia é considerada um símbolo da região amazônica e tem um papel significativo nas lendas e histórias locais. Além disso, ela desempenha um papel ecológico importante, fornecendo abrigo e alimento para diversos animais aquáticos. Suas grandes folhas também ajudam a criar sombra na água, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema aquático.

image_printImprima uma versão desta página em pdf