Matinta pereira

Imagem criada pelo Bing com prompt do Amazônia Lúdica Interativa

A lenda da Matinta Pereira conta que, é uma velha senhora que escolhe a escuridão para realizar suas travessuras. Quando a noite cai e todos estão mergulhados no sono, Matinta Pereira sai emitindo assobios que ecoam pela escuridão.

Matinta é uma idosa misteriosa e com postura curvada. Sua aparência é descrita pelo peso dos anos, manifestando-se através de uma corcunda e pele enrugada que reflete com o passar do tempo sua presença é  de cunho misterioso, vestindo trajes tradicionais que remetem à antiguidade.

Dizem que os assobios da Matinta Pereira são tão agudos e altos que incomodam o sono das pessoas. Conta-se que, para acalmar a senhorinha e evitar que seus assobios causem mais desconforto, o dono da casa deve oferecer algo a ela. Acreditava-se que se a Matinta Pereira ficasse satisfeita com esse presente, em troca, cessaria seus assobios altos e agudos, transformando-se em um pássaro da noite após o agrado.

Essa lenda folclórica é passada de geração em geração, embora, muitos não acreditem nas superstições associadas à Matinta Pereira, ela continua a fazer parte do rico imaginário do folclore brasileiro.

image_printImprima uma versão desta página em pdf