Universidade Federal do Amazonas
Mapinguari

O Mapinguari é como um personagem das histórias dos povos indígenas da Amazônia. Ele é descrito como um gigante coberto por pelos que, quando caminha pela mata, seus pelos se misturam com as sombras das árvores, tornando-o quase invisível. Sua boca tem uma abertura larga repleta de dentes afiados, que serve como um aviso para proteger a floresta. Seus braços são longos, acompanhados de suas mãos que terminam em garras grandes, prontas para defender a floresta de qualquer ameaça. Mas o que o que verdadeiramente chama atenção é o seu único olho no centro da cabeça, e que apesar de sua aparência estranha, ele é tido como o guardião da Floresta Amazônica.
Alguns dizem que ele não gosta de seringueiros e invasores, por isso emite gritos altos deixando rastros de seus grandes pés para afastar aqueles que caçam e exploram a floresta.
O Mapinguari é conhecido por sua ligação muito especial com os povos indígenas. Dizem que ele é um protetor dos mais antigos, aparecendo para guiar os anciãos para um lugar especial após longas jornadas na Terra. Permanecendo assim, uma presença mística na vastidão verde da Amazônia, um ser que representa a força e coragem que reside na floresta mais fascinante do mundo.
Faça o download do desenho do Mapinguari para você colorir: basta clicar na imagem ao lado.