Anfíbios

Cobra mole

Imagem criada pelo Bing com prompt do Amazônia Lúdica Interativa

Conhecida como cobra mole ou cobra-cega, é um anfíbio da região amazônica brasileira. Ele se destaca por suas características peculiares, possuindo olhos visíveis, por viver principalmente em ambientes aquáticos, enterrada no substrato, com apenas a extremidade do corpo emergindo da lama ou areia. Ela apresenta um corpo alongado e cilíndrico, sua pele é rugosa e, geralmente, de cor acinzentada, auxiliando na camuflagem com o solo. 

É uma espécie pouco conhecida e estudada, porém, alguns estudos mostram que a cobra mole respira pela pele, sendo considerado o maior anfíbio do mundo sem pulmão já registrado.

Sapo-de-chifre-da-Amazônia

Imagem criada pelo Bing com prompt do Amazônia Lúdica Interativa

O sapo-boi é uma espécie de anfíbio que mora em regiões úmidas e florestais da Amazônia. Ele recebe seu nome popular devido aos pequenos chifres em cima de suas pálpebras.

O sapo-de-chifre-da-Amazônia possui diferentes colorações, como tons de marrom, verde e cinza. Sua pele é frequentemente texturizada e coberta por protuberâncias, contribuindo para uma camuflagem eficaz entre a vegetação densa da floresta amazônica. Os olhos grandes e as pupilas horizontais do sapo indicam sua atividade noturna. Além disso, suas patas traseiras são robustas, permitindo-lhe realizar saltos significativos para deslocamento e captura de presas.

image_printImprima uma versão desta página em pdf