Iara

Imagem criada pelo Bing com prompt do Amazônia Lúdica Interativa

Iara, é uma lenda do folclore brasileiro, caracterizada como “mãe d’água” por ser uma sereia, metade humana e metade peixe que protege os rios amazônicos, ela é descrita como um ser que fascina com sua beleza e sua voz doce.

Iara, com seus longos cabelos negros que brilham como a noite, é conhecida por sua beleza incomparável. Seus olhos castanhos têm o brilho do sol que se reflete nas águas dos rios. Ela é uma sereia graciosa, com uma cauda que se transforma em escamas prateadas quando toca os raios de lua que atravessam as copas das árvores.

A história conta que Iara possui uma voz tão doce que pode atrair qualquer pessoa que a ouça. Seu canto é capaz de envolver até mesmo os animais da floresta. Contam que ela canta para expressar seu amor pela natureza e pela vida na Amazônia. No entanto, a lenda alerta que, por trás dessa beleza e melodia, Iara guarda um mistério profundo, sobre pescadores que, encantados pelo canto da Iara, desapareceram nas águas misteriosas da Amazônia. 

Alguns contam histórias de que Iara era uma guerreira de beleza magnífica e, que por conta disso tinha bastante conflitos com seus irmãos. Eles, com muita maldade no coração, tentaram fazer algo ruim com a Iara. Mas ela, sendo uma guerreira muito corajosa, conseguiu dar a volta na situação e acabou se defendendo, com medo de ser castigada pelo pajé, que era o chefe religioso da tribo e também seu pai, Iara decidiu fugir. Infelizmente, ela foi descoberta, e como castigo, seu pai a lançou nos rios amazônicos. 

Assim, a lenda da Iara é uma mistura de beleza e, um toque de perigo, uma narrativa que destaca a relação entre os seres humanos e a incrível natureza que os cerca na exuberante Floresta Amazônica.

image_printImprima uma versão desta página em pdf