Instalações e laboratórios

Laboratórios e instalações do curso de Engenharia Florestal da Ufam
O curso de Engenharia Florestal está inserido em um grande Campus onde existem mais de 50 cursos de graduação, mestrado e doutorado, com laboratórios e instalações que podem ser utilizados pelos acadêmicos, como laboratório de solos, genética, herbário, entre outros. Os laboratórios que atendem ao curso são:

Laboratório de Geotecnologias Laboratório de Entomologia, Meliponicultura e Patologia (LEMP) Laboratório de Solos
Laboratório de Interações Fauna e Floresta Laboratório de Contenção de Queimadas Laboratório de Genética e Melhoramento Vegetal
Laboratório de Inventário e Mensuração de Florestas Tropicais Laboratório de Gestão Florestal/Ambiental Laboratório de Fitopatologia e Microbiologia Agrícola
Laboratório de Silvicultura Laboratório de Ecologia e Dendrologia Laboratório de Microscopia
Laboratório de Exploração Florestal Viveiro Florestal Laboratório de Princípios Bioativos de Origem Microbiana
Laboratório de Física da Madeira Laboratório de Agroclimatologia e Sensoriamento Remoto Laboratório de Sementes 2
Laboratório de Mensuração para Florestas Tropicais Laboratório de Hidráulica Centro de Sementes Nativas da Amazônia – CSNAM
Laboratório de Informática Laboratório de Estruturas e  Construções de Madeira/Secagem da Madeira (LABEM) Laboratório de Perícias Ambientais

Órgãos suplementares do curso de Engenharia Florestal/Ufam:

Xiloteca da UFAM – Coleção Dr. Valmir Souza de Oliveira
A xiloteca do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Amazonas teve início em 1992, com uma pequena coleção de amostras de madeira, a maioria da região amazônica e algumas poucas coníferas. Atualmente são mais de 4 mil amostras e artefatos de madeira de vários países do mundo. Clique aqui para conhecer o site oficial da Xiloteca da Ufam. Siga a Xiloteca no Instagram.
Viveiro Florestal
O Viveiro Florestal da UFAM transcende a produção de mudas, oferece um espaço para o ensino, pesquisa e extensão. Através da pesquisa científica, o viveiro desvenda os segredos da propagação e manejo de mudas em viveiro, aprimorando as técnicas e garantindo a qualidade do material genético. A capacitação de futuros Engenheiros Florestais garante a formação de profissionais comprometidos com a produção de mudas com qualidade e a instalação de viveiros eficientes, contribuindo para a preservação biodiversidade da Amazônia.
Centro de Sementes Nativas do Amazonas – CSNAM
O Centro de Sementes Nativas do Amazonas (CSNAM), unidade suplementar da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), exerce importante missão no desenvolvimento florestal e preservação ambiental no Estado do Amazonas através de seus projetos de pesquisa, ensino e extensão. Siga o CSNAM no Facebook.
Núcleo de Desenvolvimento Florestal – NDF
O Núcleo de Estudos e Atividades para o Desenvolvimento Florestal – ND Florestal está ligado a Faculdade de Ciências Agrárias – FCA, especificamente ao Departamento de Ciências Florestais-DCF. A Estrutura Analítica do ND-Florestal traduz a estrutura conceitual de estudos, pesquisas, atividades em produtos que apresentam os resultados à medida que as atividades avançam. Clique aqui para conhecer o site oficial do NDFlorestal.
PET Florestal
O PET florestal é uma entidade institucionalizada na Universidade pelo programa de educação tutorial. O PET tem como objetivo envolver os alunos em atividades de ensino, pesquisa e extensão na universidade sob a orientação de um professor tutor. Os alunos selecionados para fazer parte do PET recebem uma bolsa-auxílio para a garantia do seu comprometimento e compromisso com a realização das atividades planejadas. A sala do PET está situada no bloco 1 da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA 1), no 2º andar e conta com a estrutura de internet, mobiliário e computadores para execução de suas atividades. Siga o Pet Florestal Ufam no Instagram.
EMCOF – Empresa Júnior de Consultoria Florestal
A Empresa Júnior de Consultoria Florestal (EMCOF) é uma empresa composta por estudantes de graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), capacitados em prestar serviços de consultoria no setor florestal e ambiental. A EMCOF tem como missão disseminar alternativas sustentáveis, promovendo o desenvolvimento e expansão de pequenos a grandes negócios na Amazônia.
Uma empresa júnior é uma entidade formada por estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior. Seu propósito é realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho. Clique aqui e conheça mais sobre a Emcof.
CAEF – Centro Acadêmico de Engenharia Florestal
Composto por representantes eleitos entre os discentes, sendo responsável pela representação acadêmica dos alunos do curso de Engenharia Florestal junto à Coordenação de Curso, Chefia do Departamento de Ciências Florestais, Diretoria da Faculdade de Ciências Agrárias e Administração Superior da UFAM. O espaço do centro acadêmico tem a função de recepcionar os alunos de forma acolhedora, tornando-se um lugar de encontro, de estudo e descontração entre os alunos. Está localizado no bloco U da Faculdade de Ciências Agrárias e está equipado com mesas para estudo, ar condicionado, sofá, Wi-Fi, armários para os alunos guardarem seus pertences, geladeira, computadores para pesquisa e impressoras. Conheça o Caef clicando aqui.
Atlética Pica Pau
É composta por representantes eleitos entre os discentes do curso. A entidade é responsável pela representação acadêmica dos alunos do curso de Engenharia Florestal em jogos e atividades desportivas da UFAM. Siga a Atlética no Instagram.