Anexos
-
Ceiba pentandra._exsicata_01
Metadados
Nome vulgar
Sumaúma
Nome científico
Ceiba pentandra (L.) Gaertn.
Família botânica
Categoria
Distribuição geográfica
Florestas de várzea e áreas periodicamente alagadas ou mais raramente em terra firme na Amazônia. Ainda no México, Sul da América Central, Colômbia, Venezuela e Equador. Ocorre também no continente africano.
Outros nomes vulgares
Sumaúma, s. da várzea, ceiba, kapok-tree.
Características gerais da espécie
Árvore de rápido crescimento, porte gigantesco, até mais de 50 m de altura até mais de 2 m de diâmetro. Segundo a literatura, atinge menor porte na terra firme, embora permaneça volumosa. No tronco encontram-se acúleos pontiagudos e enormes sapopemas na base. Madeira muito leve (0,30 a 0,37 g/cm3); alburno e cerne indiferenciados, bege esbranquiçado; grã direita; textura média; cheiro e gosto indistintos.
Principais usos
Aeromodelismo | Artesanato | Carpintaria | Embalagens e/ou paletes
Informações adicionais
A sumaúma tem sido a madeira mais utilizada na produção de laminados no Estado do Amazonas nos últimos anos. Faz-se pouco uso da madeira, além deste. Apresenta rápido crescimento e pode ser uma espécie promissora para plantios, desde que observadas as condições adequadas. Suas sementes são envolvidas em paina que é utilizada para encher travesseiros em comunidades rurais. Utilizada para caixas, brinquedos, palitos, embalagens, brinquedos, miolo de painéis, aeromodelismo e, ainda, como isolante acústico e térmico.