Anexos
Metadados
Nome vulgar
Mogno
Nome científico
Swietenia macrophylla King
Família botânica
Distribuição geográfica
México, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Peru e Estados da Região Norte do Brasil, como também Mato Grosso, Maranhão e Goiás.
Outros nomes vulgares
Mogno, aguano, mahogany, caoba.
Características gerais da espécie
Árvore grande, até 50 m de altura e mais de 1,5 cm de diâmetro; tronco retilíneo com sapopemas; casca avermelhado, espessa. Madeira moderadamente pesada (0,55 a 0,70 g/cm3); alburno bege ou amarelado, diferente do cerne castanho rosado a castanho cobre; grã direita; textura média, brilho presente; odor indistinto; sabor levemente amargo.
Principais usos
Artesanato | Carpintaria | Construção naval | Lutheria | Marcenaria
Informações adicionais
O mogno é uma espécie mundialmente conhecida pelo nome de mahogany e pelas propriedades excepcionais da trabalhabilidade que possui. É fácil de trabalhar recebendo excelente acabamento. Corre risco de extinção devido a intensidade com que foi explorada nos últimos anos. Atualmente o corte é proibido. Utilizada para móveis de luxo, compensado, faqueado, construção civil, decoração interna, painéis, réguas de cálculos, objetos de adorno, artigos para escritórios, instrumentos científicos de alta precisão, instrumentos musicais, esculturas e artesanato, venezianas, persianas, decorações interiores de navios e embarcações, instrumentos musicais, esquadrias.