Anexos
-
Eugenia stipitata._exsicata_01
-
Eugenia stipitata._exsicata_02
-
Eugenia stipitata._exsicata_03
-
Eugenia stipitata._exsicata_04
Metadados
Nome vulgar
Araçá-boi
Nome científico
Eugenia stipitata McVaugh
Família botânica
Categoria
Distribuição geográfica
Espécie encontrada no Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia e Costa Rica. No Brasil, ocorre nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Mato Grosso. Na Amazônia, esta espécie ocorre em florestas de terra firme e várzeas. O sudoeste da Amazônia representa maior diversidade da espécie, sendo encontrada em florestas de terra firme nesta região.
Outros nomes vulgares
No Brasil, algumas denominações são araçá, araçá-boi e goiaba-brasileira. Em outros lugares como no Peru, denominam a espécie como guayaba brasileña. Outros nomes são araza buey, arazá, araza boi, guayaba brasilera e guayabo brasilero.
Características gerais da espécie
Espécie arbustiva de 3 m a 5 m de altura com ramificação densa. Seus frutos são grandes com casca fina, aveludada e coloração amarelada quando maduros, possuindo polpa em tonalidade amarelo-clara, suculenta, pouco fibrosa, ácida, sabor e aroma agradáveis. Contém sementes com 2,5 cm de comprimento e coloração marrom-clara.
Principais usos
Informações adicionais
Árvore bem adaptada à solos pobres, resiliente em seca moderada, chuvas excessivas e temperaturas baixas, mas não em áreas inundadas. Os frutos desta árvore são utilizados como alimento na produção de polpa para fabricação de sucos, iogurtes e geleias. Também se utiliza o fruto inteiro para fabricação de licores, doces em barra e cristalizados. As folhas, frutos e sementes são aproveitados em indústrias de cosméticos. Frutos e folhas também possuem propriedades medicinais. As sementes também são bastante comercializadas para produção de mudas em vivieiros.
Referências
Araujo, Y .Frutas da floresta: o poder nutricional da biodiversidade amazônica. Tefé: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, 2024. | Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro: região norte. Brasília, DF: MMA, 2022. | Rios, M.; Pastore Jr., F. Plantas da Amazônia : 450 espécies de uso geral. Brasília : Universidade de Brasília, Biblioteca Central, 2011.