Anexos
Metadados
Nome vulgar
Amapá
Nome científico
Brosimum parinarioides Ducke
Família botânica
Categoria
Distribuição geográfica
Ocorre na região amazônica, frequentemente nos Estados do Amazonas, Pará e Amapá em áreas de floresta de terra firme e várzea. Observada ainda no planalto das Guianas, nas matas altas de terra firme.
Outros nomes vulgares
Amapá-roxo, Amapá-doce, Amaparana, Mururerana.
Características gerais da espécie
Árvore de grande porte atingindo até 40 m de altura. Madeira moderadamente pesada (0,60 a 0,65 g/cm³) e macia ao corte.; Cerne e alburno indistintos de aparência bege levemente amarelado, às vezes com tom rosado.; Apresenta textura média a grosseira, grã regular em alguns trechos, em outros irregular a revessa.; Possui superfície levemente lustrosa.; Espécie com cheiro e gosto indistintos.; Látex branco passando a levemente rosado com a exposição ao ar.
Principais usos
Informações adicionais
Látex utilizado na medicina popular para o tratamento de problemas pulmonares, gastrite, fraqueza e cicatrização. Também usado como tônico de tratamento para fraquezas.;
O Amapá possui madeira fácil de trabalhar e de coloração suave. Apesar de sua qualidades, ainda é pouco utilizada.; Apresenta baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos, mas é bastante permeável a soluções preservantes.; A madeira é clara, indicada para a fabricação de móveis de uso geral, lambris, painéis decorativos e lâminas desenroladas para a fabricação de compensados, embalagens, tábuas em geral, marcenaria e construção em geral.
Referências
Loureiro, A.; Silva, M. Catálogo das madeiras da Amazônia Vol. 1. 2 vols. Belém, PA: Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, 1968. | Shanley, P. Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica. Belém: CIFOR, Imazon, 2005. | Vasconcellos, Francisco J., Freitas, J. A. e Silva, A. C. Deposição de sílica e cristais no xilema de espécies tropicais da família Caesalpiniaceae. Revista Árvore 17, 3, 1992. 369–74.