Metadados
Nome vulgar
Jacareúba
Nome científico
Calophyllum brasiliense Cambess.
Família botânica
Categoria
Distribuição geográfica
Ocorre nas áreas alagáveis e nos igapós da Amazônia. No restante do Brasil cresce ainda no Estado da Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Na América do Sul, desde as Guianas até a Bolívia. Ocorre também no México e América Central.
Outros nomes vulgares
Jacareúba, guanandi, olandi-carvalho, jacaretiba, lantim, bálsamo jacareúba, golandi, guanambi, jacarioba, jacurandi, olandi, palo maria, santa maria e balsamaria.
Características gerais da espécie
Árvore de até 30 m de altura e 1,50 m de diâmetro. Tronco reto, de casca fissurada, assemelhando-se ao couro de jacaré; aromática, amargosa, exsudando resina amarela. Madeira moderadamente pesada (0,60 a 0,75 g/cm3); alburno pouco diferente do cerne castanho rosado ou castanho; textura média a grossa; grã irregular; cheiro e gosto indistintos.
Principais usos
Informações adicionais
A jacareúba é empregada no mercado para a produção de laminados e vendida com um preço muito reduzido nas serrarias sob a forma de tábuas de assoalho e de parede. É relativamente fácil de trabalhar. Tem sido usada para construção de palafitas de pessoas com baixo poder aquisitivo na região Norte. Utilizada para construção civil e naval, ripados, compensado, cabo de instrumentos, cutelaria, soalhos, persianas. Ótima aceitação na indústria de barris para depósito de vinho.