Anexos
-
-
-
Swartzia panacoco._exsicata_01
-
Swartzia panacoco._exsicata_02
Metadados
Nome vulgar
Coração-de-negro
Nome científico
Swartzia panacoco (Aubl.) R.S.Cowan
Família botânica
Categoria
Distribuição geográfica
Ocorre nas florestas altas de terra firme na Venezuela, planalto das Guianas e distribuída pela Amazônia brasileira, onde existem cerca de sete variedades.
Características gerais da espécie
Árvore de porte mediano (20-30m) com diâmetro em torno de 50 cm; tronco retilíneo, casca sulcada apresentando placas soltas, com 0,5 cm de espessura, marrom-escura-acinzentada, exsudando resina avermelhada. Madeira muito pesada (0,90 g/cm3); alburno bege amarelado muito distinto do cerne quase preto; grã direita; textura fina; sem cheiro ou gosto.
Principais usos
Informações adicionais
É altamente resistente ao ataque de fungos e cupins. A madeira apresenta-se relativamente fácil de serrar, mas difícil de aplainar. A literatura recomenda pré-furação para pregar e aparafusar. Possui excelente acabamento após as operações de torneamento, lixamento e quando recebe acabamento com tintas e vernizes. É citada na literatura como possível substituta para o ébano africano (Dyospiros sp). Indicado para movelaria de luxo, componentes de instrumentos musicais, cabos de bengala, artesanato e objetos torneados, construção externa, dormentes, postes e pilares.