Metadados
Nome vulgar
Acariquara-branca
Nome científico
Geissospermum sericeum Miers
Família botânica
Categoria
Distribuição geográfica
Espécie encontrada, principalmente, nos estados do Amazonas e Pará. Ocorre em áreas de florestas de terra firme.
Outros nomes vulgares
Espécie também conhecida como Acariquara, Acariquara-branca, Quinarana, Acariubarana, Acarirana, Pereira, Pau-pereira e Pau-forquilha.
Características gerais da espécie
Árvore pequena ou mediana, atingindo 25 m. Tronco fino e fenestrado com casca de sabor amargo, resultando no nome de “quinarana”. Madeira muito pesada, com 0,90 a 0,95 g/cm³ de densidade. Apresenta alburno em coloração amarelada, cerne em coloração amarelo-escuro. Madeira com grã regular a irregular e textura fina. Cheiro indistinto e gosto amargo.
Principais usos
Informações adicionais
Espécie com madeira considerada de alta resistência ao apodrecimento e ao ataque de insetos e brocas marinhas. Madeira que não apodrece, muito resistente em contato com o solo. Indicada para fabricação de postes, esteios, mourões, estacas marítimas, cabo de ferramentas e implementos agrícolas.
Referências
Loureiro, A.; Silva, M. Catálogo das madeiras da Amazônia Vol. 1. 2 vols. Belém, PA: Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, 1968. | Vasconcellos, Francisco J., Freitas, J. A. e Silva, A. C. Deposição de sílica e cristais no xilema de espécies tropicais da família Caesalpiniaceae. Revista Árvore 17, 3, 1992. 369–74.