Metadados
Nome vulgar
Acapu
Nome científico
Vouacapoua americana Aubl.
Família botânica
Categoria
Distribuição geográfica
Espécie encontrada em regiões das Guianas e no Suriname. No Brasil, árvore que ocorre, principalmente, nos estados do Pará, Amapá, Amazonas e Maranhão.
Outros nomes vulgares
No Brasil, espécie conhecida como acapu, angelim-da-folha-larga, ritangueira, acapou, acapuzeiro, andira-excelsa, andira-racemosa, angelim, angelim-da-folha-grande, pitangueira e vouacapoua. Em outros lugares, conhecida como amazon wood e browheart. Na França, como bois de perdrix, bois d’épi de blé, bois perdiz e epi de blé. Na Guiana Francesa, como bois-de-perdrix e wacapou. Na Inglaterra, como bruinheart e partridge wood. No Peru, como huacapú. No Suriname, como briem-at, broin-at, bruinhart, wacapou, boena-ati, broin-ati e brownheart. Pelos índios caribenhos, conhecida como Wákapu.
Características gerais da espécie
Árvore de grande porte, atingindo 35 m de altura e densidade entre 0,90 a 1,00 g/cm³. Apresenta copa grande, tronco em tonalidade escura com manchas brancas resultantes da presença de líquens e sem sapopemas. Espécie que permite a extração de toras com cerca de 25 m e diâmetro de 0,60 a 1,00 m. Frutos carnosos de coloração castanho-clara, com casca em textura aveludada.
Principais usos
Artesanato | Carpintaria | Construção naval | Geração de energia | Marcenaria
Informações adicionais
Árvore com casca usada para fins medicinais como antissépticos e fortificantes. Espécie de interesse em pesquisas relacionadas ao uso de árvores nativas, principalmente, em estudos sobre atividades de reflorestamento. Madeira resistente a guzano e cupins, bem como ao apodrecimento e à absorção de umidade, este último apresentando desafios em termos de impregnação por preservativos. Utilizada na construção civil, naval (embarcações, estaleiros, quilhas, convés, costados e cavernas), marcenaria de luxo, na fabricação de vigas, caibros, ripas etc., confecção de peças torneadas de adorno, lâminas faqueadas decorativas, tacos de bilhar e de assoalho, obras externas (dormentes, moirões, pontes, postes, cruzetas, estacas), móveis finos, carpintaria, cutelaria, tanoaria, decoração e adorno, laminados e lambris. Apresenta trabalhabilidade moderada à difícil, mas resulta em superfícies lisas com bom aplainamento. Secagem em velocidade moderada ao ar livre com pouco empenamento. Utilizada por seringueiros para defumação de borracha com a fumaça da queima da madeira. Espécie também usada como combustível.